O início de cada ano traz uma preocupação comum para os motoristas brasileiros: o planejamento financeiro para quitar tributos. Contudo, muitos condutores não sabem, mas podem ser beneficiados se possuírem os carros isentos de IPVA em 2026. Conhecer os requisitos é o primeiro passo para evitar esse pagamento e economizar no início do próximo ano.
A isenção não é uniforme em todo o Brasil, porém, houve uma tentativa de padronização nacional para automóveis antigos em diversos estados. Assim, além do tempo de fabricação dos veículos, critérios como o tipo de combustível e as condições específicas do proprietário definem quem terá a isenção garantida. A seguir, o BeMotors explica esses e os demais detalhes sobre o benefício.
Quais são os carros isentos de IPVA em 2026?
A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é semelhante em todo o Brasil, mas 2026 marca um ponto de virada importante.
Com a promulgação da Emenda Constitucional 137, em dezembro de 2025, houve uma tentativa de uniformizar em todo o país a isenção para veículos com mais de 20 anos de fabricação, mas apenas para:
- Carros de passeio;
- Modelos utilitários;
- Picapes;
- Veículos de transporte de passageiros.
Assim, esses modelos, se fabricados até 2005, passam a ter isenção obrigatória em diversas regiões que antes exigiam 30 anos ou não tinham regras claras sobre tal benefício.
No entanto, não são contemplados pela isenção veículos de carga ou de grande porte, como carretas acopladas com reboques ou semirreboques, ônibus e micro-ônibus.

Exemplos de isenções de IPVA no Brasil
O ano de fabricação não é único requisito a proporcionar carros isentos de IPVA em 2026. O benefício contempla categorias profissionais, condições de saúde específicas e até o tipo de combustível utilizado.
O sistema tributário brasileiro divide as isenções em automáticas (como por tempo de fabricação) e por solicitação (como para frotas de serviço ou pessoas com deficiência — PcD).
Para entender se você se enquadra nos critérios, é preciso analisar as diferentes modalidades de isenção do imposto.
Carros elétricos e híbridos
Muitos estados utilizam a isenção do IPVA como “moeda de troca” para incentivar a compra de modelos menos poluentes.
Estados que oferecem isenção no IPVA:
- Acre: isenção para elétricos e híbridos;
- Alagoas: isenção apenas no primeiro ano de fabricação de carro elétrico;
- Bahia: isenção somente para elétricos, desde que o carro não tenha valor maior que R$ 300 mil;
- Distrito Federal: isenção para elétricos e híbridos;
- Maranhão: isenção somente para elétricos;
- Minas Gerais: isenção para elétricos e híbridos, mas apenas para veículos produzidos no próprio estado;
- Pará: isenção exclusiva para veículos elétricos;
- Paraíba: isenção só para elétricos;
- Pernambuco: isenção apenas para elétricos;
- Rio Grande do Norte: isenção somente para elétricos;
- Rio Grande do Sul: isenção só para elétricos;
- São Paulo: isenção apenas para híbridos com a tecnologia flex/etanol e valor abaixo de R$ 250 mil;
- Sergipe: isenção apenas para elétricos, mas exclusivamente para modelos lançados em 2023 ou depois.
Estados que oferecem redução no valor do IPVA:
- Alagoas: após o primeiro ano de fabricação do veículo, são cobradas alíquotas menores para carros elétricos;
- Espírito Santo: IPVA com alíquotas menores para elétricos e híbridos;
- Maranhão: cobra dos automóveis híbridos um percentual de 2,5% de IPVA;
- Mato Grosso do Sul: exige de elétricos e híbridos o pagamento de 30% do valor do imposto;
- Pernambuco: aplica uma alíquota de 1,5% somente para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV);
- Piauí: oferece alíquotas menores no IPVA de modelos elétricos e híbridos;
- Rio de Janeiro: elétricos pagam uma alíquota de somente 0,5%; enquanto os híbridos, de 1,5% de IPVA.
Carros de pessoas PcD
O direito de não pagar o imposto é destinado ainda a cidadãos em condições específicas de saúde, como limitações físicas prejudiciais à mobilidade, deficiência visual ou comprometimento mental sério.
Além disso, pessoas diagnosticadas com autismo em graus de moderado a grave também conseguem usufruir desse benefício.
Como o IPVA é gerido de forma independente pelos governos estaduais, os valores máximos do carro e os documentos exigidos podem mudar de uma região para outra.
Para ter um carro isento de IPVA, tanto o proprietário quanto seus responsáveis legais podem solicitar o direito, mesmo em nome de menores de idade ou indivíduos sem capacidade de dirigir.
Carros de taxistas
Profissionais autônomos que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho têm direito à isenção, de acordo com a lei estadual específica.
Taxistas, mototaxistas e motoristas de transporte costumam ser dispensados dessa cobrança, desde que o veículo esteja registrado para a atividade profissional e o proprietário não possua outro com o mesmo benefício.
Carros com determinado tempo de fabricação
Com a nova legislação, a barreira dos 20 anos se tornou a referência principal no país. Em estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, se o carro saiu da linha de montagem em 2005, ele estará livre do tributo.
Há, porém, locais com regras mais generosas. No Rio Grande do Norte e em Roraima, por exemplo, o tempo de fabricação é de apenas 10 anos. Assim, modelos fabricados até 2016 entram na lista de carros isentos de IPVA em 2026.
Já em estados como o Mato Grosso, a regra intermediária de 18 anos beneficia veículos produzidos até 2008.
Outros tipos de isenção ou descontos no IPVA
Além dos casos citados, a legislação prevê “imunidade” ou “dispensa” para outras categorias:
- Entidades filantrópicas e religiosas: veículos de propriedade de igrejas ou instituições de assistência social sem fins lucrativos;
- Roubo ou furto: o proprietário que teve seu bem subtraído consegue solicitar a dispensa proporcional do imposto referente aos meses em que não esteve em posse do bem;
- Veículos oficiais: carros pertencentes à União, aos Estados e Municípios ou de corpos diplomáticos e consulados.
Como verificar se você está isento ou não do IPVA 2026
Os meios seguros de consulta são o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado.
Para isso, é necessário ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa do automóvel.
Além disso, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo oficial do Governo Federal, disponível para Android e iOS, capaz de exibir esse tipo de informação ao contribuinte.
Você pode usar a CDT para consultar o valor do IPVA, além de outras informações importantes. Veja como:
- Login: após baixar o app, entre com sua conta Gov.br;
- Seleção: no menu principal, toque em “Veículos”;
- Informação: digite os dados do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para que o sistema apresente o automóvel desejado;
- Consulta: confira a situação do CRLV e os débitos existentes, multas e até o valor venal do veículo — usado como base para calcular o IPVA.

Valores atualizados do IPVA em 2026
Para quem não se enquadra na lista de carros isentos de IPVA em 2026, o valor a ser pago é calculado com base na Tabela Fipe (valor venal do veículo) multiplicada pela alíquota estadual.
As alíquotas para carros de passeio movidos a gasolina variam entre 1,9% — a menor do país, cobrada no Paraná — e 4% — a mais alta do país, praticada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ficar atento ao calendário de pagamentos pode render descontos de 3% a 10% para quem optar pela cota única, o que ajuda a equilibrar as contas mesmo sem o benefício da isenção total.
Isenção de IPVA promove a sustentabilidade e inclusão
Pesquisar sobre os carros isentos de IPVA em 2026 é uma ótima forma de economizar e entender as estratégias tributárias dos estados, cada vez mais atentos à sustentabilidade e à inclusão social.
Além disso, mantenha a documentação do veículo atualizada e acompanhe as publicações oficiais dos órgãos oficiais do estado. Isso é indispensável para aproveitar benefícios fiscais e circular com tranquilidade.



