Muita gente paga impostos todos os anos sem saber que poderia economizar um bom dinheiro. Isso porque, em algumas situações específicas, é possível ter o carro sem IPVA. E o melhor: dá pra consultar se você tem esse direito, diretamente pela internet, de forma simples, gratuita e sem necessidade de enfrentar filas!
Mas existem algumas regras para consultar o direito do carro sem IPVA, já que nem todo mundo está incluído nesse benefício. Por isso, antes de pagar o imposto, vale a pena conferir se o seu veículo realmente está na lista de cobrança. Quer entender quem tem direito à isenção e como fazer a consulta online? Leia este artigo do BeMotors!
Carro sem IPVA: entenda como funciona
Quando se fala em carro sem IPVA, muita gente acha que isso é raro ou difícil de conseguir. Mas, na realidade, existem situações previstas em lei que garantem isenção parcial ou até total do imposto.
Primeiramente, entenda que o IPVA é um tributo estadual. Ou seja, cada estado define suas próprias regras, prazos e critérios para conceder esse benefício.
Por isso, um carro isento em um estado não necessariamente será isento em outro, entendeu?
De forma geral, o desconto ou isenção está relacionado ao tipo de veículo, ano de fabricação ou até ao perfil do proprietário.
Costuma funcionar assim: programas de incentivo oferecem desconto ou isenção para quem acumula notas fiscais no CPF ou mantém um bom histórico como condutor. Cada cidade/estado costuma ser o seu projeto.
Quem tem direito à isenção no IPVA?
O direito ao carro sem IPVA depende da legislação estadual. Você pode verificar mais informações sobre como funciona no seu estado através da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ou da prefeitura do seu estado ou cidade.
Ainda assim, existem categorias que aparecem com frequência nas regras da maioria dos estados. Confira quais são:
- Veículos com muitos anos de fabricação, geralmente entre 10 e 20 anos, dependendo do estado;
- Carros elétricos e híbridos, como incentivo à mobilidade sustentável;
- Veículos adaptados ou registrados em nome de pessoas com deficiência (PCD);
- Táxis e veículos de transporte escolar, em alguns estados;
- Motoristas com bom histórico, em programas como “Bom Condutor”;
- Veículos com desconto por CPF na nota, quando previsto em lei estadual.
Passo a passo para verificar se você ainda paga IPVA
Desconfia que pode ter direito ao benefício do carro sem IPVA? Saiba que a forma mais prática de começar esta verificação é pelo aplicativo CNH do Brasil, disponível para Android e iOS.
Isso porque ele reúne informações sobre o veículo e condutor em um só lugar, facilitando a consulta inicial.
Além disso, tem uma interface bastante simples e intuitiva. Seu acesso é gratuito. Veja como usá-lo:
Passo 1: tela inicial
Após a instalação, abra o aplicativo (Android I iOS). Na tela inicial, vá em “Veículos”.

Passo 2: verifique as informações
Ao seguir o passo anterior, você será transferido para outra tela. Nela, constarão as informações sobre seu carro, incluindo os pagamentos de IPVA.

Passo 3: ganhe descontos
Uma forma de ganhar descontos é participando do programa “Bom Condutor”. Para isso, volte à tela inicial e vá em “Consultor”. Depois, clique em “Cadastro positivo”.
Basta confirmar o cadastro e pronto! Você já está participando do programa, ficando mais fácil ganhar descontos.

Exemplos de carros que não precisam mais pagar IPVA
Em muitos estados, veículos antigos ou com tecnologia sustentável já entram automaticamente na lista de um carro sem IPVA. Ou seja, sem necessidade de solicitação anual.
Ainda tem dúvidas se o benefício é real? Então, vale a pena olhar exemplos práticos. Veja:
- Volkswagen Gol;
- Chevrolet Corsa;
- Fiat Uno Mille;
- Ford Ka;
- Toyota Corolla;
- Nissan Leaf;
- Chevrolet Bolt EV;
- Toyota Corolla Hybrid;
- Toyota Prius.
Confira se tem direito e economize!
Antes de pagar o imposto, pare alguns minutos e verifique a situação do seu veículo, pois isso pode gerar economia para o seu bolso!
Aliás, em muitas regiões, o direito ao carro sem IPVA já existe, mas acaba passando despercebido por falta de informação ou por não consultar os sites oficiais.
Quer evitar gastos desnecessários e entender melhor as regras sobre temas semelhantes? Continue acompanhando o BeMotors.



