Acabou de tirar a CNH e está cheio(a) de dúvidas sobre o que pode ser feito ou não no trânsito? O guia do motorista iniciante serve justamente para esse momento, quando tudo parece novo, confuso e, muitas vezes, até assustador. Entender o que evitar faz toda a diferença na hora de dirigir com mais segurança.
Até porque muitos hábitos errados acabam prejudicando ainda mais a experiência de quem é um motorista iniciante, sendo que, muitos deles poderiam ser corrigidos logo no início da sua jornada como condutor. Quer conferir todas as dicas e exemplos práticos? Basta continuar lendo este artigo da BeMotors.
Guia do motorista iniciante: 10 erros para evitar
Começar a dirigir já é um desafio por si só. Imagina ainda errar na escolha do carro? Isso pode transformar essa fase em muita dor de cabeça!
Neste guia do motorista iniciante, mostramos que um dos erros mais comuns é se deixar levar apenas pelo visual, pela marca ou pelo sonho de consumo.
Muitos costumam somente analisar a beleza do carro sem levar em consideração o custo de manutenção, peças e confiabilidade.
Contudo, muitos veículos parecem ótimos visualmente, mas não têm um bom custo benefício. Veja quais evitar:
Toyota Corolla (2001/2002)
No guia do motorista iniciante, o Corolla antigo sempre aparece como “tanque de guerra”, e ele realmente não é confiável.
Aqui, o problema está no preço, pois esse modelo até faz sentido até a faixa dos R$ 20 mil, mas pagar mais do que isso é exagerado para um carro com mais de 20 anos.
Até porque a sua tecnologia é bastante limitada e a manutenção pode ser pesada, já que começa a passar o tempo de uso.

Fiat Uno Mille Grazie (2003)
Dentro do guia do motorista iniciante, esse Uno costuma enganar pela fama de econômico, mas, na realidade, é um carro muito básico, com baixo nível de segurança e uma estrutura bem antiga.
Vai pegar trânsito ou estrada diariamente? O cansaço e a sensação de insegurança pesam bastante.

Volkswagen Gol Last Edition (2023)
Este chama a atenção pelo visual moderno e multimídia bem acertado. Seu ponto negativo está no conjunto mecânico.
Isso porque o motor não é dos mais potentes e entrega pouco desempenho. Além disso, é vendido como “edição exclusiva”, mas o preço elevado não compensa.

Ssangyong Kyron (2005 a 2014)
A maioria desses modelos já rodou muito, consumiu boa parte da vida útil do motor diesel e ainda anda com pneus desgastados caros.
No guia do motorista iniciante, o Sssangyong Kyron se destaca negativamente pela manutenção com preço elevado e peças difíceis de encontrar. Não é um carro para aprender.

BMW 320i (2010 a 2026)
O BMW seduz pelo visual e status. Porém, o motor não entrega grande desempenho, não é turbo em algumas versões e o custo de manutenção é alto.
A carroceria até agrada, certamente, mas o conjunto geral não compensa para quem está começando.

Audi A1 (2010 a 2018)
Apesar de compacto e bonito, o Audi A1 entra no guia do motorista iniciante como um carro problemático, porque suas peças são difíceis de encontrar no Brasil, o que faz com que tenham um alto custo.
Além disso, algumas versões costumam apresentar falhas com frequência. Ou seja, o veículo não tem um bom custo-benefício.

Volkswagen New Beetle (2000 a 2010)
Este encanta pelo design, mas decepciona no uso. O espaço interno é muito pequeno, tem o motor fraco e o valente sem comandos.
Também apresenta pouca ergonomia e ausência de entradas de ar frontais. Isso tudo torna a experiência pouco prática!

Ford Territory (2020 a 2026)
Apesar de moderno, o Ford aparece no guia do motorista iniciante com ressalvas. Neste modelo, a suspensão é considerada fraca para o peso do carro.
Sem contar que a motorização entrega pouco desempenho, o que pode gerar frustração no dia a dia — especialmente para iniciantes.

Volkswagen Golf GTI (1976 a 2026)
O Volkswagen Golf GTI é caro de manter, tem seguro alto e ainda anda muito menos do que o esperado pelo valor investido.
Portanto, ele entra no guia do motorista iniciante como modelos para se evitar, pelo menos no início.

Chevrolet Ômega (1992 a 1998)
Aqui o guia do motorista iniciante acende todos os alertas. Isso porque as peças são praticamente inexistentes no Brasil, apresentando muitos problemas elétricos.
Além disso, o carro é pesado e a manutenção é complicada. Ainda que seja confortável, não é uma boa escolha para quem está começando.

Modelos de carros indicados para iniciantes
Depois de entender o que evitar com o nosso guia do motorista iniciante, também nos preocupamos em apontar caminhos seguros para quem está começando.
A nossa dica é buscar carros com manutenção simples, boa oferta de preços, consumo equilibrado e mecânica confiável. Sugerimos os seguintes modelos:
- Fiat Argo;
- Hyundai HB20;
- Chevrolet Onix;
- Volkswagen Polo;
- Toyota Etios;
- Renault Sandero;
- Honda Fit;
- Ford Ka.
Hora de fazer sua pesquisa!
Agora que você já tem acesso ao guia do motorista iniciante da BeMotors, aproveite as informações e faça uma pesquisa sobre os modelos que te interessam!



