Início Dicas Pneu careca: riscos, multas e como identificar o desgaste

Pneu careca: riscos, multas e como identificar o desgaste

Avatar de Ellen Lima
Pneu careca

Você já parou para observar o estado do seu carro ou da sua moto hoje? Rodar com o pneu careca é mais comum do que as pessoas imaginam, pois, muitas vezes, é algo que passa despercebido na rotina corrida do dia a dia. No entanto, é o tipo de descuido que pode colocar o motorista, passageiros e outros veículos em risco.

Ou seja, ficar atento ao estado do seu automóvel não se trata apenas de manutenção, mas de segurança e responsabilidade no trânsito. Tem dúvidas sobre como identificar um pneu careca e quando é a hora de trocar? Ao longo deste conteúdo, a BeMotors explica tudo que você precisa saber sobre o tema. Leia este artigo e não corra riscos desnecessários!

Passo a passo para identificar pneu careca

Identificar um pneu careca não é algo complicado e pode ser feito pelo próprio motorista, sem precisar ir em uma oficina.

Claro, é sempre recomendado ouvir a avaliação e a opinião de um profissional, mas criar esse hábito já evita acidentes, multas e gastos desnecessários. Veja como identificar este tipo de problema:

Passo 1: observe os sulcos do pneu

Sabe aqueles “caminhos” no meio da borracha? Isso são os sulcos do pneu e servem para escoar a água. Quando este detalhe está quase invisível, pode ser um sinal de pneu careca.

Pneu careca
Pneu careca

Passo 2: teste visual e tátil

Passe a mão sobre o pneu. Está muito liso ou mais desgastado de um lado do que do outro? Isso pode indicar problemas no alinhamento.

Pneu careca
Pneu careca

Passo 3: procure rachaduras

Deformações e bolhas localizadas também são possibilidades de pneu careca. E isso vale mesmo que haja sulco visível! Inclusive, a recomendação é não esperar a situação chegar ao extremo e se prevenir.

Pneu careca
Pneu careca

Quando o pneu é considerado desgastado?

Um pneu careca acontece quando a profundidade dos sulcos atinge 1,6mm (este é o limite mínimo permitido por lei no Brasil).

Desse ponto em diante, ele perde parte da aderência, principalmente em pistas molhadas. Ou seja, não adianta querer trocar apenas quando ele “estoura” ou ficar totalmente liso.

⚠️
Alerta: se o desgaste for irregular ou comprometer a direção do veículo mesmo antes de chegar a esse limite, a troca já é recomendada!

Riscos de dirigir com pneu desgastado

Rodar com o pneu careca tem consequências além da multa pela infração de trânsito: é um risco real à vida do motorista e de terceiros. E isso vale para carros em baixa velocidade também! Confira os perigos:

  • Aumento da distância de frenagem;
  • Maior chance de aquaplanagem em dias de chuva;
  • Perda de estabilidade em curvas;
  • Maior probabilidade de estouro do pneu;
  • Dificuldade de controle do veículo em emergências.

Multa por pneu que está careca

No Brasil, dirigir com o pneu careca é uma infração grave, pesando no bolso e na carteira de habilitação. Atualmente, a penalidade inclui:

  • Multa no valor de R$ 195,23;
  • 5 pontos na CNH;
  • Possível retenção do veículo até a regularização.

Agentes de trânsito costumam verificar o desgaste justamente por ser algo fácil de identificar e que coloca todos em perigos.

E não importa se o carro está funcionando corretamente ou se você acabou de sair de casa… Se estiver além do limite, a infração é aplicada!

💡
Dica:você pode conferir esta e demais informações sobre multas no trânsito neste site.

Dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Cuidar bem do seu veículo ajuda a evitar um desgaste precoce e ainda reduz as chances de ter que lidar com pneu careca antes do esperado.

Assim, com pequenos cuidados no dia a dia, é possível prolongar a vida útil dos pneus e dirigir com mais segurança. Veja o que você pode fazer:

  • Mantenha a calibragem correta, conforme o manual do veículo;
  • Faça alinhamento e balanceamento regularmente;
  • Evite arrancadas e frenagens bruscas;
  • Realize o rodízio dos pneus dentro do prazo recomendado;
  • Não sobrecarregue o veículo além do limite indicado;
  • Verifique os pneus com frequência, especialmente antes de viagens.

Lembre-se: manter os pneus em boas condições não é gasto, e sim investimento em segurança!

Cuidar dos pneus é melhorar a segurança no trânsito

Rodar com pneu careca é um risco que pode ser evitado com atenção e uma manutenção simples no dia a dia.

Aliás, ao identificar o desgaste no momento certo, você protege sua vida, evita multas e ainda garante mais controle do veículo em qualquer situação.

Quer continuar dirigindo com mais tranquilidade e acessando informações de qualidade? Basta acompanhar os conteúdos da BeMotors.

Gostou do conteúdo?


Leia mais conteúdos: